O
boxe é uma modalidade com uma história ancestral. A evidência mais antiga da prática desta atividade remonta ao Egito, por volta de 3000 a.C. A modalidade foi introduzida nos Jogos Olímpicos da antiguidade no final do século VII a.C., quando foram usadas tiras de couro macio nas mãos e antebraços para proteção dos lutadores. Mais tarde, em Roma, surgiu uma versão mais violenta de boxe, que teve um fim abrupto com a queda do Império Romano.
No século XVII, o boxe ressurgiu na Inglaterra e, durante o século XIX, foi formalizado com regras que incluíam o uso de luvas. Desde então, os pugilistas tornaram-se famosos pelo seu comportamento desportivo, com demonstrações de respeito pela coragem e compromisso físico dos adversários.
Nesta modalidade, dois atletas enfrentam-se num ringue e a vitória é para aquele que mais golpes acertar na cabeça e no tronco do adversário. Os combates de boxe olímpico têm a duração de três “rounds” de 3 minutos e as pontuações são atribuídas por cinco juízes sentados do lado de fora do ringue que assistem ao combate e pontuam individualmente os golpes que consideram bem sucedidos.
O combate pode ser interrompido por indicação do médico ou se o árbitro declarar que a diferença entre os atletas é tal que a partida não deve continuar. Um pugilista é desqualificado se receber três avisos (penalidades) ou é considerado nocauteado ("KO") se for incapaz de retomar o combate em dez segundos.
O
boxe integra o Programa Olímpico desde a edição de St. Louis 1904, com exceção de Estocolmo 1912, e os eventos femininos da modalidade foram adicionados ao programa nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Atualmente, a participação no boxe já não é exclusiva para atletas amadores e existe igual número de medalhas de ouro em disputa para homens e mulheres no Programa dos Jogos Olímpicos, correspondendo a seis categorias de peso.
Participação Portuguesa
Portugal teve apenas um representante nas competições de boxe dos Jogos Olímpicos. João Manuel Miguel competiu na categoria de -48kg nos Jogos Olímpicos Moscovo 1980.
* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal