Sign In
  • Equestre | Equestrian | Sports équestres

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Equestre | Equestrian | Sports équestres

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 20204: Equestre

Na Grécia antiga, acreditava-se ​que para sobreviver nos campos de batalha era essencial uma perfeita sincronização entre o cavaleiro e o seu cavalo, por isso desenvolveram o ensino do cavalo para o preparar para a guerra. A capacidade do cavalo galopar, fazer movimentos laterais e mudar rapidamente de direção, eram consideradas qualidades vitais.

Nas competições de equestre as qualidades do cavalo e do cavaleiro são igualmente testadas, por isso, o sucesso depende da total harmonia e confiança entre o conjunto atleta e cavalo, com o cavaleiro comunicando com as mãos através das rédeas, pernas e mudanças no peso corporal para incentivar o cavalo a responder.

Até aos Jogos Olímpicos de 1952, apenas os homens podiam competir. E tinham que ser militares! A partir dessa data, todos passaram a poder ​participar e, para além disso, passou a ser a única modalidade em que homens e mulheres competem pelas mesmas medalhas. Começou em ensino e gradualmente passou a verificar-se nas outras disciplinas da modalidade.

​Algumas competições de equestre fizeram parte do Programa dos Jogos Olímpicos Paris 1900, mas foi a partir dos Jogos de Estocolmo, em 1912, que a modalidade passou a integrar definitivamente o Programa Olímpico. Atualmente, a modalidade tem integradas três disciplinas com provas individuais e por equipas: saltos de obstáculos, ensino (ou dressage) e concurso completo de equitação (CCE).


Ensino

O ensino é considerada a mais artística das disciplinas equestres e é usado como base para todas as outras. As competições de ensino realizam-se numa arena retangular de 60m x 20m e são um teste às capacidades do conjunto cavalo/cavaleiro tanto a nível atlético como na elegância de execução dos exercícios.


Saltos de obstáculos

Nesta disciplina existe uma mistura espetacular de coragem, controlo e habilidade técnica do conjunto cavalo e cavaleiro para concluir um percurso com 12 a 15 obstáculos não fixos dispostos numa ordem específica. Em cada competição são combinados diferentes tipos de obstáculos para criar um percurso novo e único para desafiar a capacidade de comunicação e técnica do conjunto cavalo/cavaleiro. O conjunto é penalizado por cada obstáculo derrubado ou recusado e também por exceder o tempo definido para realizar o percurso.


Concurso completo de equitação

O concurso completo de equitação é frequentemente descrito como um triatlo equestre. Nesta disciplina, os conjuntos são testados numa competição que combina saltos de obstáculos, ensino e raide (cross country) para determinar a pontuação final, exigindo uma experiência considerável em diferentes disciplinas equestres. No teste de raide, aproximadamente 40 obstáculos, incluindo cercas, sebes e saltos de água, são posicionados ao longo do percurso.


Participação Portuguesa

Primeira participação de atletas portugueses: Aníbal Borges D’Almeida, Hélder De Sousa Martins, José Mouzinho de Albuquerque e Luís Cardoso Menezes nos Jogos Olímpicos ​​Paris 1924, nas provas individual e por equipas de saltos de obstáculos.

Primeira participação feminina: ​Luciana Diniz tornou-se a primeira cavaleira portuguesa a competir em Jogos Olímpicos na edição de Londres 2012, na prova de saltos de obstáculos.

Nesta modalidade, os atletas portugueses já conquistaram 3 medalhas:

  • Aníbal Borges D’Almeida, Hélder De Sousa Martins, José Mouzinho de Albuquerque e Luís Cardoso Menezes – medalha de bronze nos JO Paris 1924 (competição por equipas de saltos de obstáculos)
  • Luís Mena e Silva, Domingos de Sousa Coutinho e José Beltrão – medalha de bronze nos JO Berlim 1936 (competição por equipas de saltos de obstáculos)
  • Fernando Silva Paes, Francisco Valadas e Luís Mena e Silva – medalha de bronze nos JO Londres 1948 (competição por equipas de ensino)

* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal​​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 20204: Equestre

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade