O
ténis tem uma longa história e pensa-se que a forma de jogo mais antiga que apresenta semelhanças com esta modalidade é o "jeu de paume", que era jogado na França do século XI e em que se utilizava a palma da mão para acertar na bola. No século XIX, quando a popularidade do ténis ultrapassou a do croquet em Inglaterra, o
All England Croquet Club (atualmente
All England Lawn Tennis and Croquet Club) decidiu converter alguns campos de croquet em campos de ténis. Foi neste clube inglês que foi disputado o primeiro e mais antigo torneio da modalidade, o Torneio de Wimbledon.
No
ténis são utilizadas raquetes para bater uma bola com o objetivo de transpor a rede e bater no campo do adversário. É atribuído ponto a um tenista ou dupla quando: a bola toca duas vezes no campo do adversário; a bola toca no adversário; a bola toca fora do campo; a bola não passa a rede; e o atleta ou a raquete tocam na rede durante o jogo.
O sistema de pontuação é uma das características singulares da modalidade: Os jogadores ganham pontos para vencer jogos, para conquistar
sets que lhes permitem vencer o encontro… Cada "jogo" consiste em quatro pontos, intitulados de 15, 30, 40 e por fim o "jogo", que só termina desde que haja uma diferença de dois pontos. No caso de um empate (40-40), a vitória no jogo é para o tenista que conquistar dois pontos consecutivos. O primeiro jogador a ganhar seis jogos ganha o
set. Se a pontuação do
set estiver empatada a cinco, o primeiro jogador a ganhar sete jogos vence o
set. Quando a pontuação está empatada a 6, um
tie-break decide o vencedor (não é usado no set final, onde tem que se verificar uma diferença de dois jogos).
O
ténis foi uma das nove modalidades incluídas na primeira edição dos Jogos Olímpicos realizada em 1896, em Atenas, e das primeiras a contemplar a participação de mulheres, em Paris 1900. Foi retirada do Programa dos Jogos após a edição de Paris 1924 e surgiu como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos México 1968 e Los Angeles 1984 antes de voltar a integrar o Programa a partir de Seul 1988. A competição desenrola-se num formato de eliminação e são disputados os torneios de singulares, pares masculinos e femininos e ainda o torneio de pares mistos.
Participação Portuguesa
Primeira participação de atletas portugueses:
Rodrigo Castro Pereira nos Jogos Olímpicos Paris 1924.
* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal