Sign In
  • Tiro com arco | Archery | Tir à l’arc

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Tiro com arco | Archery | Tir à l’arc

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024​: Tiro com arco

A utilização do arco e flecha é uma prática com mais de 10 000 anos e estava associada à caça e à guerra. O tiro com arco está de tal forma relacionado com o desenvolvimento da civilização que, enquanto avanço cultural, pode ser comparado com a descoberta do fogo ou a invenção da roda.

O tiro com arco era a atividade desportiva favorita dos faraós egípcios durante a 18.ª dinastia (1567-1320 a.C.) e, muitos séculos depois, ​​aconteceram ​alguns dos primeiros torneios registados durante a dinastia Zhou (Chou) (1027-256 a.C.) na China.

O objetivo desta modalidade é simples: atirar flechas de forma a acertar o mais próximo possível do centro de um alvo. Os alvos do tiro com arco olímpico estão colocados a 70 metros de distância e têm 122cm de diâmetro, com uma série de dez anéis de pontuação concêntricos, separados em cinco cores. A cor interna, o ouro, corresponde a dez ou nove pontos ​(o 'dez' mede apenas 12,2cm de diâmetro – pouco mais do que o tamanho de uma maçã).

Na primeira fase da competição, todos os arqueiros atiram 72 flechas e são ordenados com base nas pontuações totais obtidas. Depois, a competição entra na fase de eliminação em que os atletas são emparelhados com base nas classificações da primeira fase: o primeiro classificado enfrenta o 64.º da classificação, o segundo classificado o 63.º e assim por diante. O vencedor avança para a fase seguinte da competição e o arqueiro derrotado​ termina a competição.

O tiro com arco foi incluído no Programa dos Jogos Olímpicos nas edições de Paris 1900, Londres 1908 e Antuérpia 1920. Após uma ausência de 52 anos, a ​modalidade foi reintroduzida nos Jogos de Munique 1972. A grande novidade em Tóquio 2020 foi a integração ​​do evento de equipas mistas no Programa Olímpico.


Participação Portuguesa:

Primeira participação de atletas portugueses: Rui Santos nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984.

Primeira participação feminina: Ana de Sousa nos JO Seul 1988.


* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024​: Tiro com arco

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade