O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 revelou mais um elemento icónico de qualquer edição dos Jogos ao apresentar as novas mascotes: os Phryges. Com inspiração nos chapéus com o mesmo nome, as mascotes pretendem conduzir uma revolução através do desporto, acreditando no seu poder para a mudança.
Os phrygian, ou barretes frígios, são parte da história francesa e um símbolo da liberdade. Apareceram primeiramente em algumas bandeiras da América Latina, para serem depois popularizados pelos revolucionários franceses. O ícone nacional francês Marianne, que já serviu de inspiração para o logótipo da próxima edição dos Jogos Olímpicos, utiliza um barrete destes, tal como variados bustos e mesmo coleções de selos. Foram utilizados barretes frígios durante a construção da Catedral de Notre-Dame, na revolução de 1789, durante a construção da Torre Eiffel e nos Jogos Olímpicos de 1924.
Paris 2024 apresenta duas mascotes – Olímpica e Paralímpica – baseadas no conceito da revolução, atitude, celebração e na convicção de que o desporto pode mudar tudo: a vida, a saúde, as relações e por isso é altura de dar as boas-vindas ao desporto nas nossas vidas.
A mascote Olímpica caracteriza-se ainda por ser astuta, aventureira e sabe como atingir os seus objetivos. A mascote Paralímpica apresenta uma prótese que a faz correr rápido, é destemida e gosta de experimentar coisas novas. Pode conhecê-las melhor no vídeo oficial.
Fotografia: Paris 2024 (Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024) - www.paris2024.org/en