Sign In
  • Canoagem | Canoe | Canoë

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Canoagem | Canoe | Canoë

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024​​: Canoagem

Durante milhares de anos, as canoas têm sido usadas em rios, lagos e no mar como meio de transporte, ferramenta de caça e pesca, comércio e até para a guerra, desempenhando um importante papel na vida quotidiana dos seres humanos. Em meados do século XIX, na Grã-Bretanha, as canoas foram usadas para a prática desportiva pela primeira vez, quando o explorador e advogado escocês John MacGregor introduziu a canoagem nos seus escritos. A primeira regata de canoa aconteceu em 1867, no rio Tamisa.

No programa dos Jogos Olímpicos, existem duas disciplinas da canoagem: velocidade e slalom. Tanto na canoagem de velocidade como em slalom, existem provas nos dois tipos de embarcações: canoa (C) e caiaque (K). Nas provas de caiaques, os atletas vão sentados na embarcação com as pernas para a frente e existe um leme para dirigir a embarcação. Nas provas disputadas em canoa os atletas vão ajoelhados. Outra diferença entre estas embarcações tem a ver com a pagaia utilizada: em caiaque utilizam-se pagaias duplas (com duas pás) e em canoa são usadas pagaias singulares ou de uma pá.

​As regatas da canoagem de velocidade são disputadas em pistas de águas lisas delimitadas por bóias com distâncias de duzentos, quinhentos e mil metros. As embarcações partem alinhadas e, quando é dada a partida, os atletas conseguem passar de uma posição estática para a velocidade máxima em segundos. O princípio desta competição é muito simples: a primeira embarcação a chegar à meta vence!

Nas competições de slalom cada atleta realiza um percurso de até 25 “portas” suspensas sobre o plano de água no menor tempo possível. Ao tempo que o atleta demora a terminar o percurso são adicionados os segundos correspondentes às penalizações. Vence o atleta que percorrer o percurso no menor tempo, incluindo as penalizações. ​Em Paris 2024, será a estreia de uma nova versão de slalom, ​o caiaque ​extreme. Nesta competição, quatro concorrentes deslizam de uma rampa de partida a mais de dois metros acima da água e, a partir daí, é uma corrida para apurar o mais rápido ​a concluir o percurso.​

Na edição de Paris 1924​, a canoagem de “águas planas” apareceu nos Jogos como modalidade de demonstração. Nos Jogos Olímpicos Berlim 1936, a canoagem integrou o Programa Olímpico com provas de velocidade masculinas e, em Londres 1948, passaram a disputar-se também provas femininas. O slalom surgiu na edição de Munique 1972, mas só passou a fazer parte integrante do Programa a partir dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992.


Participação Portuguesa

Primeira participação de atletas portugueses: António Brinco, Eduardo Gomes e José Garcia competiram em provas de velocidade dos Jogos Olímpicos Seul 1988.

Primeira participação feminina: Florence Fernandes nos JO Atlanta 1996, em slalom.

Nesta modalidade, os atletas portugueses já conseguiram subir ao pódio em duas ocasiões:

  • ​Emanuel Silva e Fernando Pimenta - medalha de prata nos JO Londres 2012 (K2 1000m)
  • Fernando Pimenta - medalha de bronze nos JO Tóquio 2020 (K1​​ 1000m)​

* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal​​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024​​: Canoagem

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade