Sign In
  • Skate | Skateboarding | Skateboard

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Skate | Skateboarding | Skateboard

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024​​: Skate​​

Existem várias teorias sobre as origens do skate, mas acredita-se que esta prática começou na década de 1940 na costa oeste dos Estados Unidos da América, quando rodas de metal foram presas a uma placa de madeira estreita. Na década seguinte, as rodas passaram a ser de composto de argila e foi comercializada a primeira "Sidewalk Surfboard". Um skate é uma prancha curta e estreita com rodas presas na parte inferior de cada uma das extremidades e os skaters usam este aparelho para realizar truques, incluindo saltos ("ollies"), "flips" e voltas no ar.

Durante a sua performance, o atleta é livre para selecionar as partes do percurso que vai utilizar e as manobras a executar. Embora a velocidade seja um elemento importante, as notas são atribuídas pelo nível geral de dificuldade e originalidade. Além disso, os juízes da competição também consideram a fluidez do desempenho, o ritmo, a consistência e a capacidade de os skaters criarem a sensação de estarem suspensos no ar.

O skate teve a sua ​estreia no Programa dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com duas provas distintas: parque e street.


Parque (Park)

As competições de parque são realizadas num campo vazio com uma série de curvas complicadas - algumas lembrando enormes pratos e tigelas em forma de cúpula. As superfícies curvas das estruturas sobem abruptamente e a parte superior tem inclinação vertical ou quase vertical. Nesta disciplina é possível apreciar a altura atingida pelos skaters enquanto deslizam pelas curvas a grande velocidade e realizam incríveis manobras no ar. Um paine​l de juízes usa uma escala de 0 a 100,00 pontos para avaliar as três performances de 45 segundos de cada atleta, sendo que, ​​apenas a melhor prestação é considerada.

Street

Esta competição é realizada num percurso plano "semelhante a uma rua" com escadas, corrimãos, meios-fios, bancos, paredes e declives. Cada atleta realiza duas corridas de 45 segundos e cinco manobras e os ​juízes da competição usam uma escala de 0 a 100,00 pontos para avaliar a performance. A pontuação atribuída tem em conta fatores como o grau de dificuldade das manobras, altura, velocidade, originalidade, execução e composição das manobras.


Participação Portuguesa

​Primeira participação de atletas portugueses: Gustavo Ribeiro, na prova de street, ​nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.​


* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024​​: Skate​​

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade