Sign In
  • Râguebi | Rugby | Rugby

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Râguebi | Rugby | Rugby

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Râguebi​

Na Idade Média, em vários países europeus, existiam jogos de diferentes formatos e nomes semelhantes ao râguebi​. No entanto, as origens desta modalidade estão relacionadas com o futebol praticado nas escolas públicas inglesas durante o século XIX e a um episódio que aconteceu durante uma partida de futebol na Rugby School, em 1823. Um jovem jogador chamado William Webb-Ellis de repente pegou na bola e correu com ela em direção à baliza. Esta jogada, irregular no futebol, marcou a criação de uma modalidade totalmente nova que recebeu o nome da escola que desenvolveu o primeiro conjunto de regras.

O râguebi é uma modalidade coletiva, jogada ao ar livre, entre duas equipas que têm como objetivo marcar o maior número de pontos possíveis transportando, passando e pontapeando a bola (oval) com o objetivo de fazer o toque-no-chão na área de ensaio adversária. A equipa que marcar o maior número de pontos é a vencedora do encontro. Existem quatro formas para pontuar:

  1. Ensaio ou "try" (5 pontos) – quando um jogador atacante realiza o toque-no-chão com a bola na área de ensaio;
  2. Conversão (2 pontos) – obtido um ensaio, a equipa tem a oportunidade de chutar a bola por cima da trave e entre os postes;
  3. Pontapé de ressalto ou "drop goal" (3 pontos) - quando um jogador chuta com sucesso a bola por cima da trave e entre os postes após ressaltar no solo. Isso pode ser executado durante o jogo aberto ou na sequência de uma penalidade;
  4. Pontapé de penalidade (3 pontos) – quando é assinalada uma penalidade, um jogador pode optar por realizar um pontapé de ressalto ("drop goal") no local onde ocorreu a infração e tem 60 segundos para o fazer.

No râguebi de 15, as equipas jogam duas partes de 40 minutos e, no râguebi de sete, cada parte tem a duração de 7​​ minutos. Estas duas disciplinas são jogadas num campo de 100x70 metros, o que faz com que os jogos de râguebi de sete sejam mais rápidos, tenham mais placagens e mais ensaios. Uma das grandes diferenças do râguebi​ para outras modalidades com bola é que esta só pode ser passada para o lado ou para trás, à medida que os jogadores avançam em direção à área de ensaio da equipa adversária.

O torneio de râguebi (de quinze) masculino integrou o Programa dos Jogos Olímpicos nas edições de Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924. Após um longo período de ausência, os torneios masculino e feminino voltaram ao Programa nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ​no formato de sete jogadores (sevens). Em Paris 2024, 12 equipas em cada um dos torneios vão competir pela medalha de ouro.


* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Râguebi​

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade