O
golfe é uma das modalidades codificadas mais antigas. As primeiras regras foram estabelecidas em 1754, na cidade de St Andrews, na Escócia. No entanto, é difícil determinar a sua origem por existirem registos históricos de locais e épocas distintos onde se praticavam atividades com características que se assemelhavam ao golfe.
Esta modalidade consiste em colocar uma bola numa série de buracos usando uma seleção de tacos e contabilizando o número de pancadas necessárias para o fazer. Os dois formatos mais comuns em torneios de golfe são o jogo por pancadas (stroke play) e o jogo por buracos (match play). O jogo por pancadas consiste em contar o número total de pancadas que o jogador deu para completar o percurso. O jogo por buracos é uma espécie de duelo, em que os jogadores competem buraco a buraco e o vencedor é o jogador que ganhar mais buracos.
Nos Jogos Olímpicos, o formato disputado é o jogo por pancadas (stroke play), em que 60 atletas masculinos e 60 femininos competem em quatro voltas de 18 buracos (uma em cada dia), totalizando 72 buracos.
O
golfe fez parte do Programa dos Jogos Olímpicos Paris 1900 (torneios masculino e feminino), St. Louis 1904 (torneio masculino) e, 112 anos depois, na edição do Rio 2016 (torneios masculino e feminino).
Participação Portuguesa
Primeira participação de atletas portugueses:
José Filipe Lima e
Ricardo Melo Gouveia nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal