Sign In
  • Judo | Judo | Judo

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Judo | Judo | Judo

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Judo

​O judo é uma arte marcial japonesa desenvolvida na década de 1880 pelo Dr. Jigoro Kano (1860-1938), que combinou as características das várias escolas de jujitsu e codificou as regras. Jigoro Kano deu destaque aos princípios filosóficos e adicionou métodos de educação física, intelectual e moral, eliminando muitas das partes perigosas do jujitsu.

Em japonês, a palavra ju-do significa "o caminho da suavidade", referindo-se à lenda do salgueiro e da cerejeira: enquanto o ramo de cerejeira quebrava com o peso da neve, o ramo do salgueiro “vergava” com o peso da neve, libertando-a sem quebrar. No entanto, os combates nada têm de suave e podem ser tão exigentes fisicamente quanto o boxe ou a luta.

O objetivo do judo é projetar ou derrubar um oponente, subjugá-lo com uma imobilização ou forçá-lo a desistir com uma chave ou estrangulamento. A maior pontuação que um judoca pode obter é chamada de ippon ou um ponto e corresponde a uma vitória imediata. Se a projeção for executada com sucesso, mas sem que todos os requisitos para o ippon tenham sido cumpridos, será concedido wazari (meio ponto). Dois wazaris correspondem a ippon.

Se um judoca imobilizar o seu adversário por mais de 10 segundo, é-lhe concedido wazari e se a imobilização durar 20 segundos é concedido ippon. Durante o combate também podem ser atribuídas penalizações por passividade ou comportamento considerado contrário ao espírito do judo. Se as pontuações estiverem niveladas e não houver um vencedor claro, o combate vai para prolongamento, o “Golden Score”. Nesta fase, o primeiro competidor a conseguir pontuar ganha, sem limite de tempo.

Os judocas são divididos por categorias de peso e enfrentam-se num formato de competição eliminatório com repescagem. Através das repescagens, os atletas derrotados nos quartos-de-final ainda têm possibilidade de entrar na disputa pela medalha de bronze.

O judo integrou o Programa dos Jogos Olímpicos Tóquio 1964, mas só na edição de Munique 1972 é que foi incluído definitivamente no programa. Embora tenham sido disputadas competições femininas de judo nos Jogos Olímpicos Seul 1988 (eventos de demonstração), só na edição de Barcelona 1992 é que foram adicionadas ao Programa dos Jogos Olímpicos.


Participação Portuguesa

​Primeira participação de atletas portugueses: Fernando Costa Matos nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964, na categoria -80kg.

Primeira participação feminina: Teresa Gaspar ​​​​nos JO Seul 1988, na categoria de -61kg.

Nesta modalidade, os atletas portugueses já conquistaram 3 medalhas:

  • ​​Nuno Delgado - medalha de bronze nos JO Sidney 2000 (-81kg)
  • Telma Monteiro - medalha de bronze nos JO Rio 2016 (-57kg)​
  • Jorge Fonseca - medalha de bronze nos JO Tóquio 2020 ​(-100kg)​​

* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Judo

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade