Sign In
  • Surf | Surfing | Surf

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Surf | Surfing | Surf

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Surf

Acredita-se que a arte de surfar ​ondas utilizando uma prancha data dos antigos polinésios que viviam no Havaí e no Taiti, mas é graças a Duke Kahanamoku, do Havaí, que o surf se popularizou. Kahanamoku conquistou três medalhas de ouro na natação nos Jogos Olímpicos Estocolmo 1912 e Antuérpia 1920, em representação dos Estados Unidos da América, e é considerado "o pai do surf moderno" por ter plantado a semente para a inclusão da modalidade no Programa Olímpico quando expressou este seu sonho ao receber a sua medalha no pódio nos JO​ de 1912.

A modalidade divide-se em disciplinas, de acordo com o tamanho e tipo da prancha utilizada. A longboard tem cerca de 2,70m de comprimento e é mais flutuante do que a shortboard, que apareceu por volta de 1970 e tem aproximadamente 1,80m de comprimento. A shortboard tem ponta pontiaguda que ajuda a girar, é mais rápida de manobrar e permite técnicas mais dinâmicas.

Em competição, cada onda só pode ser surfada por um surfista. O que estiver mais perto da formação do "pico" da onda é o que tem prioridade. Interferir com um conc​orrente que tenha esse direito pode significar a aplicação de uma penalidade. No entanto, mesmo que um concorrente tenha o direito de preferência, poderá perdê-lo se não seguir na onda ou parar de remar no caminho para fazê-lo.

Os surfistas são divididos por baterias e os melhores classificados de cada bateria progridem para a fase seguinte da competição. Um painel de ​juízes avalia​​ as manobras executadas em cada onda e terá em conta, entre outras coisas, o grau de dificuldade, manobras inovadoras e progressivas, combinações das principais manobras, variedade de manobras e velocidade, potência e fluidez. Para a determinação da classificação de cada bateria são consideradas as duas melhores ondas de cada atleta.

O surf teve a sua​ estreia no Programa dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com competições masculina e feminina de shortboard.


Participação Portuguesa

​Primeira participação de atletas portugueses: Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot​ ​nos Jogos Olímpicos Tó​​quio 2020.


* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal​​​​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Surf

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade