O
taekwondo teve origem na era dos Três Reinos da Coreia (57 a.C. – 668 d.C.), quando os guerreiros da Dinastia Silla, os
Hwarang, começaram a desenvolver a arte marcial
Taekkyon ("pé-mão"). Entre as diversas artes marciais que era praticada na península coreana o taekwondo tornou-se dominante e foi, posteriormente, designada como a arte marcial nacional da Coreia a ser promovida internacionalmente.
Taekwondo significa "a maneira de chutar e socar" e o objetivo desta modalidade é acertar com pontapés e socos nas zonas de pontuação do adversário, evitando ser pontapeado e socado por este. Os atletas recebem pontos por atingir o colete do adversário e é atribuída maior pontuação para técnicas mais desafiantes, como por exemplo pontapés giratórios na cabeça. São concedidas penalizações aos atletas que caem ou saem da área do combate.
Os atletas são divididos em categorias consoante o seu peso e os combates são disputados num tatami octogonal em três "rounds" de dois minutos, com intervalo de um minuto entre cada "round".
Nos Jogos Olímpicos Londres 2012 foi adotado um Sistema de Proteção e Pontuação que incorpora um conjunto de sensores eletrónicos de impacto no colete de proteção para assinalar os pontapés executados com as partes corretas do pé na cabeça ou tronco do adversário. Adicionalmente, os três juízes de canto utilizam dispositivos portáteis de pontuação para assinalar socos no tronco e somam pontos técnicos que resultam da execução de pontapés giratórios (que recebem pontos extras, em comparação com pontapés básicos).
O
taekwondo surgiu nos Jogos Olímpicos como evento de demonstração nas edições de Seul 1988 e Barcelona 1992 e entrou definitivamente para o Programa Olímpico a partir de Sidney 2000. Atualmente, são disputadas quatro categorias de peso para os homens (-58kg, -68kg, -80kg e +80kg) e quatro para as mulheres (-49kg, -57kg, -67kg e +67kg).
Participação Portuguesa
Primeira participação de atletas portugueses:
Pedro Póvoa nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, na categoria de -58kg.
* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal