Sign In
  • Basquetebol | Basketball | Basketball

    Conteúdos programáticos

Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags deste Desafio

Basquetebol | Basketball | Basketball

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Basquetebol

O basquetebol foi criado pelo canadiano Dr. James Naismith, um professor de educação física que pretendia criar um jogo de pavilhão para manter os alunos em forma durante os severos invernos da Nova Inglaterra, em 1891. Originalmente, era jogado com cestos de pêssegos e as bolas tinham que ser recuperadas manualmente quando as equipas pontuavam. Posteriormente, os cestos foram perfurados para permitir recuperar as bolas utilizando uma vareta comprida e, em 1906, os cestos foram finalmente substituídos por aros de metal com tabelas.

Num campo de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura, duas equipas de cinco jogadores procuram pontuar lançando a bola para os cestos colocados nas extremidades do campo a 3,05m de altura. Lançamentos bem-sucedidos de fora da linha de três pontos recebem três pontos, de dentro da linha de três pontos recebem dois pontos e os lances livres após as faltas são contabilizados com um ponto. Um jogo de basquetebol tem a duração de quatro períodos de 10 minutos e, se no final do jogo a pontuação estiver empatada, são jogados períodos adicionais de cinco minutos até que haja uma equipa vencedora.

O basquetebol surgiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos St. Louis 1904 como modalidade de demonstração, mas só na edi​ção de Berlim 1936 é que o torneio masculino passou a integrar o Programa Olímpico. O torneio feminino de basquetebol surgiu 40 anos depois, nos Jogos Olímpicos ​Montreal 1976. A partir da edição de Barcelona 1992, passou a ser permitida a participação de jogadores profissionais nos Jogos Olímpicos.

Os torneios masculino e feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024 serão disputados por 12 equipas, que serão divididas em dois grupos, avançando as oito melhores para os quartos-de-final da fase de eliminação.


O basquetebol 3x3 é uma variante do basquetebol que se desenvolveu a partir dos jogos de rua. Esta inovação super emocionante e intensa é jogada em metade de um campo tradicional de basquetebol, com as equipas a lançarem​ para um único cesto. As equipas são compostas por quatro jogadores, três jogadores de campo e um substituto.

Para determinar a equipa que inicia o ataque é realizado um sorteio de “moeda ao ar” e ganha o jogo a que primeiro atingir os 21 pontos ou tiver a pontuação mais alta no final do período de 10 minutos. Em caso de empate no final do tempo, vence a equipa que primeiro conseguir marcar dois pontos.

A linha de três pontos do campo de basquetebol serve como linha de dois pontos no basquetebol 3x3, em que os lançamentos bem-sucedidos de fora da linha recebem dois pontos e os lances livres e os lançamentos dentro da linha de dois pontos recebem um ponto.

O basquetebol 3x3 fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e surgiu ​como nova disciplina no Programa dos Jogos de Tóquio 2020. Em apenas sete anos, o basquetebol 3x3 passou das ruas para os Jogos Olímpicos.

Em Paris​, oito equipas masculinas e femininas vão disputar o torneio Olímpico.


​* Elaborado com informações e textos traduzidos do Comité Olímpico Internacional, Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos e Comité Olímpico de Portugal​​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens deste Conteúdo

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos deste Desafio

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts deste Conteúdo
Adicionar Comentário

Programa de Educação Olímpica

Programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Basquetebol

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade