11.06.2024 | Dia Olímpico celebrado no AE Adelaide Cabette (Odivelas) com 2.ª edição dos Jogos O-Limpos
Inspirados pelos pilares do
Dia Olímpico - Mexe-te, Aprende e Descobre - Juntos por um mundo melhor, alunos dos 7.º e 8.º anos do
Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, em Odivelas, participaram numa recriação dos Jogos Olímpicos, cujo nome é uma referência à cidade onde se localiza a escola - Odivelas - e ao espírito de respeito, tolerância e jogo limpo que se pretende promover: Jogos O-Limpos.
Depois de estudados os Jogos Olímpicos da antiguidade e da era moderna, no 7.º ano, e os Valores Olímpicos, no 8.º ano, os alunos participaram nesta iniciativa demonstrando a sua interpretação dos valores, símbolos, modalidades e cerimónias estudados.
Estes Jogos começaram com a Cerimónia de Abertura e, a parte da manhã, foi dedicada aos Jogos da antiguidade. Os alunos representantes das várias turmas do 7.º ano foram selecionados através de provas realizadas nas aulas de Educação Física para competiram nos eventos de luta, salto em comprimento e corrida de velocidade. Os Jogos O-Limpos continuaram da parte da tarde com mais duas provas: corrida de estafetas mista e torneio de Goalball.
Os alunos do 8.º ano animaram esta celebração apresentando a sua coreografia da "Danse des Jeux", numa referência aos Jogos Olímpicos Paris 2024, e participaram num teste de conhecimentos sobre temas do Movimento Olímpico. Os voluntários destes Jogos foram alunos do 10.º ano que organizaram a 1.ª edição dos Jogos O-Limpos.
No sentido de completar o conceito de que "o Olimpismo é uma filosofia de vida que combina desporto com educação e cultura", foram adicionados elementos educativos: exposição de trabalhos e atividades realizados pelos alunos, bem como, a exposição "Jogos Olímpicos", do Comité Olímpico de Portugal.
Na Cerimónia de Encerramento desta celebração do Dia Olímpico, a bandeira criada pelos alunos foi devolvida à direção do Agrupamento para que possa voltar a ser usada em futuras edições destes Jogos.
* Fotografias cedidas pela Professora Inês Valadão