16.06.2021 | Celebração do Dia Olímpico com apresentação do livro "Jogos Olímpicos - Medalhas de Portugal"
A apresentação pública do livro “Jogos Olímpicos – Medalhas de Portugal” juntou no dia 16 de junho os campeões olímpicos Carlos Lopes e Fernanda Ribeiro, mas também os medalhados de prata, José Manuel Quina, e de bronze, Nuno Barreto e Nuno Delgado, no Estádio Nacional, para a revisitação das histórias contadas pelo jornalista António Simões.
Apresentado pelo desportista português com mais presenças em Jogos Olímpicos e atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, João Rodrigues, “Jogos Olímpicos – Medalhas de Portugal” é um “livro que permite conhecer a faceta humana, a pessoa que está por detrás dos resultados.” Segundo João Rodrigues, há um traço a unir os atletas que participam nos Jogos Olímpicos: “A paixão e o amor pelo país que representam.” Mas também a humildade, e a este propósito contou uma história que com ele se passou nos Jogos Olímpicos de 2008. “As competições de Vela foram no sul da China e no fim viajei para Pequim, com duas malas e uma mochila. À chegada à Aldeia Olímpica aproximou-se de mim um jovem que me perguntou se queria ajuda. E transportou uma das malas. Depois disto, alguns atletas vieram ter comigo e perguntaram-me: ‘Deste-lhe os parabéns? É que ele ganhou uma medalha de ouro…’ Era o Nelson Évora, um exemplo de humildade e de simplicidade”, sublinha João Rodrigues.
Perante esta história, António Simões, que caraterizou “Jogos Olímpicos – Medalhas de Portugal” como “uma obra de paixão”, admitiu estar incompleta: “Porque a história do Nelson Évora contada pelo João Rodrigues não está aqui”, sendo que a essência do livro é exatamente contar “as histórias que se imaginam e, sobretudo, aquelas que não se imaginam” relacionadas com as 24 medalhas de Portugal. “A história contada na perspetiva de ter gente dentro” foi a linha que conduziu António Simões ao resultado final dado a conhecer nesta sessão de apresentação pública.
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, que assumiu a publicação do livro em parceria com o jornal A Bola, definiu-o como uma “iniciativa que permite deixar às gerações vindouras as histórias que explicam a história dos nossos medalhados.”
O presidente da Sociedade Vicra Desportiva, proprietária de A Bola, Mário Arga e Lima, considerou “Jogos Olímpicos – Medalhas de Portugal” “um marco importante na história da participação dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos.”
Presenciaram a apresentação do livro o Secretário de Estado do Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e os Atletas Olímpicos Joana Pratas, Joaquim Videira, Luís Alves Monteiro, Nuno Laurentino e Paulo Frischknecht, entre outros convidados.