11.11.2022 | Turmas de desporto da Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos) tiveram sessão sobre Igualdade de Género no Movimento Olímpico
No dia 11 de novembro, os alunos do 10.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e de Técnico de Desporto da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, participaram numa sessão dedicada a descobrir o contributo do Movimento Olímpico para se alcançar a Igualdade de Género.
Interligando acontecimentos históricos do Movimento Olímpico com iniciativas de promoção da participação feminina no desporto, Rita Nunes, diretora do Departamento de Educação e Memória Olimpica do Comité Olímpico de Portugal (COP) apelou à reflexão sobre “a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres”.
O Comité Olímpico Internacional tem promovido a discussão, implementado novas políticas nesta área, emitido recomendações e apoiado projetos para assegurar este direito humano básico que é também um dos princípios fundamentais da Carta Olímpica. Seguindo este exemplo, o COP tem, nos últimos anos, publicado vários documentos e um conjunto de recomendações, contribuindo para se alcançar a Igualdade de Género.
Para além de promover a igualdade entre homens e mulheres, esta sessão contribuiu para lançar ideias e criar curiosidade para a realização dos trabalhos a desenvolver no contexto das aulas de cidadania que incluem outros temas relacionados com os Direitos Humanos e com a Interculturalidade.