07.06.2024 | Alunos do Plano de Inovação "Educação nos Valores Olímpicos" dinamizaram celebração do Dia Olímpico no AE do Cerco do Porto
No dia 7 de junho, o
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto celebrou o
Dia Olímpico em grande estilo, com a organização da 2.ª edição dos Jogos Olímpicos do Cerco pelos pelos alunos do Plano de Inovação "Educação nos Valores Olímpicos", e que teve como objetivo celebrar os Valores Olímpicos - Excelência, Amizade e Respeito e promover a prática desportiva.
As turmas do Plano de Inovação criaram um ambiente de festa, à semelhança dos Jogos Olímpicos, com a presença de 122 atletas, alunos dos 3.º e 4.º anos das seis escolas básicas do Agrupamento: Cerco, Corujeira, Falcão, Lagarteiro, Nossa Senhora de Campanhã e São Roque.
Realizada a Cerimónia de Abertura, os alunos avançaram para as competições de atletismo (corrida de 40 metros, salto em comprimento e lançamento do peso), basquetebol (circuito técnico), futebol, ginástica e judo. Concluídas as diferentes provas, foram entregues medalhas aos vencedores e, no final da manhã, a 2.ª edição dos Jogos Olímpicos do Cerco teve a sua Cerimónia de Encerramento.
Esta iniciativa contou com a presença de alguns parceiros e convidados do Plano de Inovação "Educação nos Valores Olímpicos": responsável pelo Departamento Municipal de Planeamento e Administração Escolar da Câmara Municipal do Porto, Dr. Jaime Sousa, representante do Centro de Formação Guilhermina Suggia, Dr.ª Dárida Castro, representante do Comité Olímpico de Portugal, Dr. Joaquim Videira, e o Diretor do Agrupamento de Escolas António Nobre, Dr. Carlos Pedro.
Esta celebração do Dia Olímpico teve transmissão ao vivo no YouTube graças ao excecional trabalho da equipa da DGEestE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares). A Orquestra Orff, a Associação Ekun Circo Social e o Living Peace deram brilho à cerimónia e a cobertura jornalística foi assegurada pelo Plano de Inovação de Comunicação Mediática – Comunica+, Digitar + (7.º D) e pelo Digit@cerco, com o repórter de serviço Ari Ferreira.
* Adaptação do texto publicado nas redes sociais do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto