29.05.2024 | Desafio "Celebrar o Dia Olímpico" mobilizou o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha a aderir a esta celebração anual do Movimento Olímpico
Os Jogos Olímpicos marcaram fortemente o trabalho desenvolvido pela equipa educativa das turmas 8.ºC e 8.ºD, nas duas semanas de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) promovidas pelo
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.
Aproveitando o mote lançado pelo Programa de Educação Olímpica, na primeira semana DAC, os alunos mergulharam no tema, explorando a história dos Jogos Olímpicos, os Símbolos e os Valores Olímpicos, as edições anteriores dos Jogos, os Atletas Olímpicos, em particular os atletas portugueses, e elaboraram vários trabalhos no âmbito do desafio "Apoiar Portugal em Paris 2024".
Para além disso, tendo em vista a concretização do desafio para o 3.º período -
Celebrar o Dia Olímpico 2024, os 45 alunos que constituíam ambas as turmas, dividiram-se em 10 equipas, selecionaram o país que queriam representar, exploraram a sua geografia, entre outros aspetos, e elaboraram as bandeiras e os equipamentos que iriam utilizar no grande dia.
Chegada a segunda semana DAC, no dia 28 de maio, foi celebrado com grande entusiasmo o “Dia Olímpico da Equipa Educativa do 8.ºC e 8.ºD do AEAAV”, o qual integrou o desfile dos 10 países participantes, uma encenação histórica dos Jogos Olímpicos da antiguidade focada na mensagem, nos Valores e nos Símbolos Olímpicos, bem como, uma competição desportiva disputada pelas várias equipas em diferentes modalidades.
Para além dos resultados desportivos, no final, foram avaliados os equipamentos, o “grito de guerra” e o “fair play” de cada equipa, culminado o dia com a atribuição de prémios e a entrega dos certificados enviados pelo Programa de Educação Olímpica, que tanto honraram os nossos alunos!
No sentido de tornar este projeto ainda mais abrangente e rico em aprendizagens, conhecimento e partilha de experiências, assim como para incorporar o Espírito Olímpico, toda a equipa teve ainda a oportunidade de assistir a três palestras:
- sessão presencial com
José Velhinho, Selecionador Nacional de Remo, que partilhou connosco muitas das suas experiências, histórias e vivências enquanto treinador de vários atletas qualificados para os Jogos Olímpicos, com especial foco na edição de Tóquio 2020;
- sessão online com
David Araújo, atleta já qualificado para os Jogos Paralímpicos Paris 2024 na modalidade de Boccia, a qual suscitou um grande interesse dos alunos sobretudo pela proximidade que sentiram com o David, que para além de atleta é aluno como eles;
- sessão online com
Cláudia Minderico, nutricionista do COP, que realçou a importância da alimentação e do seu impacto na saúde, no crescimento e, particularmente, no rendimento desportivo.
* Texto da autoria da Professora Carla Sereno