Sign In
  • Celebração Olímpica 2023
Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags desta Atividade

Celebração Olímpica 2023

16.11.2023 | Reunião da Família Olímpica na ​Celebração Olímpica 2023

Os Prémios do Comité Olímpico de Portugal (COP) foram esta quinta-feira entregues durante a Celebração Olímpica 2023, que reuniu cerca de 400 participantes no SUD Hall Lisboa. Este é um dos momentos altos da vida do COP, no qual são celebrados os melhores do desporto português em cada ano através da atribuição de diversos prémios que se destinam a distinguir quem mais se evidencia em diferentes categorias. A novidade de 2023 foi a criação da categoria Campeões do Mundo.

A noite ficou também marcada pela ​distinção feita a José Manuel Constantino por Spyros Capralos, presidente dos Comités Olímpicos Europeus (COE), “pelo grande trabalho que tem feito em prol do desporto. O vosso presidente é uma grande personalidade no Movimento Desportivo. A ovação que lhe deram de pé mostra o grande respeito”, disse o presidente dos COE​.

Foi, de resto, com grande emoção que a assistência da Celebração Olímpica assistiu à subida do presidente do COP ao palco, dispensando-lhe uma ovação em pé. José Manuel Constantino, focou parte do seu discurso nos desafios suscitados pelos Jogos Olímpicos Paris 2024: “Temos um compromisso com as metas e objetivos desportivos traçados com o Governo no âmbito do Programa de Preparação Olímpica, e assim junto dos portugueses. Sustentando o sucesso alcançado em Tóquio. Mas também temos, no plano institucional, um compromisso com a numerosa comunidade portuguesa em Paris que, na Casa de Portugal, encontrará na Cidade-Luz um espaço de comunhão da cultura lusófona, de conhecimento do mercado empresarial de origem portuguesa em França, vibrando com o desempenho dos nossos atletas.”

​Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas, lançou uma mensagem de esperança focada em Paris 2024: “Não obstante os tumultos que nos assaltam o quotidiano, quer a nível nacional, quer internacional, as incertezas que daí advêm e que nos perturbam as vidas familiares e todos os que nos rodeiam, façamos os possíveis para manter esse foco. E se há algo que nos pode nortear, é sabermos que temos em mãos a ferramenta mais poderosa para enfrentar estas ocorrências: O Desporto! Uma pedra-de-toque para se obter o mais puro da essência humana!”

Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, iniciou o seu discurso dirigindo-se ao presidente do COP, José Manuel Constantino: “Aprendi muito consigo, aprendi com muitos de vós. Aprendi consigo a importância das modalidades olímpicas, o valor do desporto, o que tem de benéfico para as sociedades. O Governo reconhece em si a sabedoria e agradece-lhe por tudo o que tem feito pelo desporto e pelo Olimpismo.” A governante que tem a tutela do desporto referiu-se depois à importância dos Jogos Olímpicos, que são a “celebração da paz”, deixando também um desafio: “Façamos de 2024 um ano de exigência e de celebração.” E terminou a “enaltecer o trabalho dos clubes, das federações, mas em especial aqueles que nos fazem vibrar, os atletas de excelência.”

​​​O Prémio de Educação Olímpica foi atribuído a Gustavo Marcos, pela criação dos Jogos de Quelfes, em Olhão, no Algarve, há mais de dez anos, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com base nos Valores Olímpicos. A iniciativa reúne atualmente centenas de jovens de dez concelhos algarvios e da Andaluzia, numa celebração do desporto e do Movimento Olímpico.

“​Os Jogos de Quelfes são uma oportunidade para todas as crianças participarem em equipa, desde os que são dotados para a prática desportiva aos que têm medo de uma bola, e são também a promoção da paz.” (Gustavo Marcos)

​Os Prémios e Galardões do Comité Olímpico de Portugal 2023 foram atribuídos às​ seguintes personalidades/entidades:

  • Ordem Olímpica Nacional – Vasco Lynce
  • Troféu Olímpico – Clube Náutico de Ponte de Lima
  • Medalha de Excelência Desportiva – Inês Barros (tiro com armas de caça) e Fernando Pimenta (canoagem)
  • Prémios Campeões do Mundo – Fernando Pimenta (canoagem), Iúri Leitão (ciclismo), João Ribeiro (canoagem) e Messias Baptista (canoagem)​
  • Prémio Juventude – Francisc​a Veselko (surf) e João Nuno Batista (triatlo)
  • Prémio Prestígio ​– Spyros Capralos (Comités Olímpicos Europeus)​​
  • Medalha de Mérito Desportivo – Gabriel Mendes (ciclismo) e Pedro Brandão (natação)
  • Prémio Investigação Científica - José António Maia (Universidade do Porto)
  • Prémio de Educação Olímpica - Gustavo Marcos (Jogos de Quelfes)​​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens desta Atividade

Vídeos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos desta Atividade

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts desta Atividade

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade

Atividades

Tags

Celebração

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade

Notícias

A tua escola já faz parte do Programa de Educação Olímpica? Inscreve-te através do botão "Aderir ao Programa"!​​