23.02.2021 | Aula de Cidadania e Desenvolvimento para alunos da Escola Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos – Oeiras)
No dia 23 de fevereiro, a aula de Educação Física do 10.º ano, turma C, da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, no âmbito do tema Cidadania e Desenvolvimento, foi dedicada a descobrir o contributo do Movimento Olímpico para a Igualdade de Género.
Conduzindo uma viagem histórica, Rita Nunes apresentou alguns dos momentos mais marcantes da história do Movimento Olímpico, destacando os passos que foram dados no sentido de “defender ativamente a igualdade entre homens e mulheres”.
Desde os Jogos da antiguidade em que as mulheres não eram autorizadas a participar até à igualdade de participantes masculinos e femininos nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018 muitos passos foram dados neste campo. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, o objetivo está traçado: 100% de igualdade de género nos Jogos Olímpicos Paris 2024!
O Comité Olímpico Internacional tem promovido a discussão, implementado novas políticas nesta área, emitido recomendações e apoiado projetos para assegurar este direito humano básico que é também um dos princípios fundamentais da Carta Olímpica. Seguindo este exemplo, o Comité Olímpico de Portugal tem, nos últimos anos, publicado vários documentos e um conjunto de recomendações, contribuindo para se alcançar a Igualdade de Género.
Para além de promover a igualdade entre homens e mulheres, esta sessão teve como objetivo marcar o início de um novo projeto, em que os alunos desta turma vão investigar e realizar trabalhos sobre a temática da Igualdade de Género. O Programa de Educação Olímpica deseja um bom trabalho para todos os grupos!