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Reconhecer os Direitos Humanos no desporto e através do desporto

Desafio para o 1.º período do ano letivo 2021/2022

No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta declaração estabelece os direitos inalienáveis considerados fundamentais para a vida do ser humano, independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro estatuto.

"Afinal, onde começam os Direitos Universais? Em pequenos lugares, perto de casa - tão perto e tão pequenos que não podem ser vistos em qualquer mapa do mundo.[...] A menos que esses direitos tenham significado aí, terão pouco significado em qualquer outro lugar. Sem a ação organizada do cidadão para defender esses direitos perto de casa, procuraremos em vão o progresso no mundo maior."

Eleanor Roosevelt, presidente da Comissão das Nações Unidas que redigiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948.

 

Neste desafio, pretende-se que os alunos compreendam a importância dos Direitos Humanos e o papel do Olimpismo na sua promoção. Para tal, sugerem-se algumas temáticas que podem ser desenvolvidas através deste desafio:

  • Relação entre desporto, Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    • O que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos e por que razão foi criada?
    • O que são e quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
    • Como é que o desporto pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
  • Direitos e responsabilidades
    • Quais são os Direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos?
    • Por que razão existe uma Declaração dos Direitos da Criança?
    • Que deveres e responsabilidades estão implícitos para exercermos os nossos direitos? 
  • Facilitadores e barreiras à participação no desporto
    • Todas as pessoas têm acesso ao desporto de igual forma?
    • Quais são as barreiras que limitam o acesso de certas pessoas ou grupos de pessoas ao desporto?
    • O que podemos fazer para garantir que todos podem participar no desporto de igual forma?
  • Desporto como forma de promover os Direitos Humanos
    • O desporto é um direito, uma forma de promover os Direitos Humanos ou ambas as coisas?
    • O que podemos mudar nas aulas de Educação Física e no treino para que os direitos de todos sejam verificados?
    • Como podemos reforçar a mensagem que o desporto é um direito mas também uma forma de promover os Direitos Humanos?
  • Princípios Fundamentais do Olimpismo
    • Quais são os Princípios Fundamentais do Olimpismo?
    • Que iniciativas o Comité Olímpico Internacional tem liderado para promover os Direitos Humanos?
    • Que momentos marcantes da história dos Jogos Olímpicos são exemplos de promoção dos Direitos Humanos?
    • De que forma os Valores Olímpicos - Excelência, Amizade e Respeito - contribuem para fomentar os Direitos Humanos?

Este desafio irá decorrer durante o 1.º período, até dia 30 de novembro de 2021. Todos os alunos e professores que aderirem ao desafio receberão um certificado de participação e os melhores trabalhos serão destacados no Portal de Educação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal.

Partilhe no Portal ou envie através do email edu.olimpica@comiteolimpicoportugal.pt os desenhos, cartazes, textos, trabalhos, fotografias e vídeos dos seus alunos! Participe!

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Foto: Comité Olímpico Internacional

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