30.01.2019 | Alunos de Desporto e Restauração do AE do Cerco (Porto) em aula de nutrição
No dia 30 de janeiro, os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto e do Curso Profissional de Restauração do Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto, tiveram a oportunidade de ouvir algumas recomendações e questionar a Dr.ª Cláudia Minderico, nutricionista da Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal, acerca de conceitos, preocupações e sugestões de dietas alimentares para praticantes desportivos.
Foi através de uma videoconferência que os alunos do AE do Cerco puderam aprofundar os seus conhecimentos numa área abrangente e muito importante para as suas competências profissionais futuras.
Algumas das pergunta que motivaram a realização desta aula:
- No dia-a-dia, a alimentação de desportistas deve ser diferente em função da modalidade que praticam?
- Se um atleta de alta competição tiver uma lesão muscular, como uma rutura por exemplo, poderá a alteração da sua dieta alimentar contribuir para uma mais rápida recuperação?
- Nos planos alimentares de atletas, devemos incluir suplementos? Que tipo de suplementos e com que frequência?
- Atletas de géneros diferentes que praticam a mesma modalidade desportiva devem ter um plano de nutrição semelhante?
- Antes de uma prova de longa duração e média intensidade (um trail longo, por exemplo), com que antecedência devemos preparar uma dieta alimentar e que tipo de alimentação fazemos? Durante uma prova, o que podemos e devemos ingerir?
- Estamos responsáveis pelo plano alimentar de uma equipa de alta competição que está em estágio no nosso hotel durante 8 dias. A equipa treina 3 vezes por dia: manhã (ao acordar), após o pequeno almoço e ao final da tarde. Quantas e que tipo de refeições devem fazer?
- Quais as diferenças (benefícios e/ou prejuízos) entre cozinhar a vapor ou grelhar?
- Sugestão de ementas para celíacos e sugestão de ementas apelativas aos jovens.
- Quais as vantagens que um atleta tem quando, antes de uma competição, come uma banana ou uma maçã e outro que ingere um gel proteico?
- Em indivíduos com diferente somatótipo predominante, (ectomorfo, mesomorfo e endomorfo), quais as referências de ingestão de calorias para aumentar a sua massa muscular?
- Como se deve analisar um rótulo?
- Sabendo que somos todos diferentes e temos metabolismos diferentes, regra geral como podemos perder gordura localizada, sobretudo na zona abdominal e no queixo?
- Quando um atleta tem um treino bi-diário, qual a alimentação que este deve tomar? Pressupondo que o 1.º treino é das 9h00 às 11:30h e o 2.º treino das 15h00 às 17:30h.
- Devemos ter SEMPRE uma alimentação saudável? Somos proibidos de comer “porcarias”?
- Vamos participar num concurso de lançamento do peso num campeonato de atletismo. Qual deve ser a última refeição e com que antecedência a devemos fazer?
* Texto da autoria do Professor Eurico Brandão