Sign In
  • Tertúlia - O Legado Olímpico de Moniz Pereira
Editar Textos
Editar o Título, Descrição, Texto e Tags desta Atividade

Tertúlia - O Legado Olímpico de Moniz Pereira

26.09.2018 | Armando Aldegalega e Fernando Mamede recordaram legado de Moniz Pereira

Inovador, visionário, rigoroso, profissional, foram muitos os adjetivos e ditos muitas vezes por diferentes pessoas durante a tertúlia “O Legado Olímpico de Moniz Pereira”, realizada esta quarta-feira, 26 de setembro, no Comité Olímpico de Portugal, para qualificar uma personalidade que deixou marca na história do desporto português.

Justamente chamado o Senhor Atletismo, Moniz Pereira esteve presente em 12 edições dos Jogos Olímpicos, distinguindo-se no treino de atletas que deram a Portugal alguns dos mais relevantes resultados desportivos, nomeadamente Carlos Lopes, Campeão Olímpico, e Fernando Mamede, recordista mundial.

O secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, fez a apresentação da tertúlia, tendo prestado “homenagem” e deixado um “agradecimento a quem tanto fez pela preparação olímpica”; e uma das filhas de Moniz Pereira, Leonor, professora universitária, introduziu o tema que cruzou praticamente todas as intervenções: o plano de preparação olímpica concebido em 1975 e que deu frutos nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, com a conquista da medalha de prata nos 10.000 metros por Carlos Lopes. Segundo Leonor Moniz Pereira, perante as desconfianças iniciais que o plano gerou e na sequência do sucesso olímpico, disse o pai: “Agora acreditam em mim, mas não fosse o meu colega Melo de Carvalho [diretor-geral dos Desportos à época] ter aprovado o meu plano e isto não teria resultado.”

Um dos protagonistas da tertúlia foi precisamente Fernando Mamede. “A grande diferença foi o Professor ter feito o plano”, defendeu, fazendo uma revelação: “Eu até ia abandonar o atletismo, mas o Professor veio ter comigo e diz ‘não te vais nada embora’. É quando ele dá o plano a Melo de Carvalho e começamos a treinar duas vezes por dia, em outubro de 1975.”

Fernando Mamede sublinhou o caráter persistente de Moniz Pereira – “quanto mais repetisses mais perfeito eras” – , para quem o treino era um instrumento insubstituível e gerou muitos estudos a partir dos resultados alcançados pelos atletas portugueses: “Eles pensavam que era magia”, disse, dando o exemplo do interesse revelado pelos técnicos da antiga República Democrática da Alemanha.

A deteção de talentos foi outra das valências destacadas em Moniz Pereira: “Só o olho de falcão dele poderia ter descoberto dois miúdos em Fermentões, como o Dionísio e o Domingos Castro”, defendeu Fernando Mamede.

Armando Aldegalega, também Atleta Olímpico sob a orientação de Moniz Pereira, reforçou a importância do plano de preparação olímpica: “Foi aí que se conseguiu atingir um nível mundial. O atletismo português estagnou muito porque deixou de seguir esse plano”, disse.

Observador do trabalho do Senhor Atletismo no terreno, o jornalista Norberto Santos deu testemunho da sua persistência. “Passava as tardes a estudar os treinos. Havia uma dedicação muito grande ao estudo. Era devoção ao atletismo 24 horas por dia. Ele criou um modelo de atletismo e durante 30 e tal anos nunca baixou os braços”, referiu.

A carreira de Moniz Pereira foi marcada pela sua polivalência, que o levou a ser também preparador físico da seleção nacional de Futebol, a convite de Cândido de Oliveira, e jornalista, faceta sublinhada por Vítor Serpa, diretor de A Bola, que moderou a tertúlia.

“O prof. Moniz Pereira marcou também uma geração de jornalistas. Ele tinha a noção da importância jornalística de fazer estatística. Dizia que não podíamos futebolizar as modalidades, que não as podíamos contar como contamos o futebol”, revelou Vítor Serpa. “Ele enfrentava os problemas, dizia o que tinha a dizer, de uma forma pouco portuguesa. Vocês têm de pensar que são jornalistas de desporto e não apenas de futebol.”

E a conversa fluiu. “Valeu a pena”, rematou Vítor Serpa​

Imagens

Editar Imagens
Editar as Imagens desta Atividade

Videos

Editar Vídeos
Editar os Vídeos desta Atividade

Hangouts

Editar Hangouts
Editar os Hangouts desta Atividade

Links externos

Editar Links
Editar os Links Externos desta Atividade

Atividades

Tags

Atleta Olímpico

Anexos

Editar Anexos
Editar os Anexos desta Atividade

Notícias

A tua escola já faz parte do Programa de Educação Olímpica? Inscreve-te através do botão "Junta-te a nós"!​